Resumo (11ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 09/08/2021 - 20:00
Encerramento: 09/08/2021 - 22:49



Conteúdo Multimídia



Lista de Presença na Sessão
Antônio Valdecir Berto Filho / CIDADANIA
Claudia Regina Martins Correia Alves / PSDB
Flávio Antônio Portela / PSD
Francisco Ubiratam de Santana / PSDB
José Francisco de Moura Campos / PSD
Kant Alves Lima Junior / CIDADANIA
Márcio José Garpelli / MDB
Marcos Eduardo de Mello / PP
Nilso Ventris / PSD
Ricardo Tadeu Granzotto / CIDADANIA
Sueli Aparecida da Costa / PSB






Expedientes
Correspondências Recebidas:

  1. Ofício nº 717/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 140/2021/SL;
  2. Ofício nº 727/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 137/2021/SL;
  3. Ofício nº 729/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 139/2021/SL;
  4. Ofício nº 731/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 136/2021/SL;
  5. Ofício nº 732/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício Circular nº 2/2021/SL;
  6. Ofício nº 733/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 119/2021/SL;
  7. Ofício nº 768/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 149/2021/SL;
  8. Ofício nº 773/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 153/2021/SL;
  9. Ofício nº 774/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 158/2021/SL;
  10. Ofício nº 775/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 159/2021/SL;
  11. Ofício nº 776/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 130/2021/SL;
  12. Ofício nº 787/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 157/2021/SL;
  13. Ofício nº 788/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 134/2021/SL;
  14. Ofício nº 791/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Requerimento nº 26/2021;
  15. Ofício nº 794/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício Circular nº 3/2021/SL;
  16. Ofício nº 797/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 142/2021/SL;
  17. Ofício nº 798/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 143/2021/SL;
  18. Ofício nº 799/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 152/2021/SL;
  19. Ofício nº 800/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 158/2021/SL;
  20. Ofício nº 803/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 155/2021/SL;
  21. Ofício nº 809/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 131/2021/SL;
  22. Ofício nº 810/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 129/2021/SL;
  23. Ofício nº 813/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Requerimento nº 20/2021;
  24. Ofício nº 824/2021 - Poder Executivo: Resposta ao Ofício nº 151/2021/SL;
  25. Ofício nº 194/2021 - Procuradoria Geral do Município: Resposta ao Ofício nº 126/2021/SL;
  26. Ofício nº 195/2021 - Procuradoria Geral do Município: Resposta ao Ofício nº 138/2021/SL.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 21 de 2021
Autor: Claudia Regina Martins Correia Alves
Número de Protocolo: 612
Que seja mantida a entrega dos kits alimentares aos alunos da rede pública e que sejam incluídos alimentos produzidos pelos agricultores do Programa Agricultura Familiar.
Matéria lida
2 - Indicação nº 22 de 2021
Autor: Marcos Eduardo de Mello
Número de Protocolo: 616
1)Que a Praça do Ciclista seja denominada como Praça Emerson Alves Silva Dionízio (Nere); 2) Que o trecho da Boa Vista onde os ciclistas transitam e atualmente é chamado de B.V, passe a ser denominado como tour Emerson Alves Silva Dionízio (Nere)
Matéria lida



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Antônio Valdecir Berto Filho
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=3367
Parabenizou o trabalho da Comissão contra o COVID-19; ofícios de pesar; providências da SABESP

2 - Claudia Regina Martins Correia Alves
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=3649
Pesar pelo falecimento da Prefeita de Tatuí; reunião sobre a microrregião; Agosto Lilás; etc.

3 - Flávio Antônio Portela
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=3933
Agradecimentos diversos; solicitações de ofícios ao Poder Executivo.

4 - Francisco Ubiratam de Santana
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=4219
Agradecimentos; ofício de pesar à Sra. Maria José Gonzaga

5 - José Francisco de Moura Campos
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=4363
Solicitações ao Poder Executivo; parabenização ao Sr. Prefeito.

6 - Márcio José Garpelli
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=4814
Comentou sobre a complexa microrregião de Piracicaba; irregularidades na usina de asfalto municipal

7 - Marcos Eduardo de Mello
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=5203
Ofício de pesar; comentários diversos

8 - Nilso Ventris
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=5501
Parabenizou o Sr. Prefeito

9 - Ricardo Tadeu Granzotto
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=5798
Agradecimentos diversos; comentou sobre a PEC 135/2019.




Lista de Presença na Ordem do Dia
Antônio Valdecir Berto Filho / CIDADANIA
Claudia Regina Martins Correia Alves / PSDB
Flávio Antônio Portela / PSD
Francisco Ubiratam de Santana / PSDB
José Francisco de Moura Campos / PSD
Kant Alves Lima Junior / CIDADANIA
Márcio José Garpelli / MDB
Marcos Eduardo de Mello / PP
Nilso Ventris / PSD
Ricardo Tadeu Granzotto / CIDADANIA
Sueli Aparecida da Costa / PSB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Requerimento nº 27 de 2021
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 528
Referente ao serviço realizado pela secretaria de serviços nos dias 11 e 12 de Novembro de 2020 nas divisas dos municípios de Cerquilho e Cesário Lange informado nos Ofícios nº040 e SSPMnº77, solicito as seguintes informações: 1) Nome completo de todos os funcionários que estiveram envolvidos nesse serviço informado no Ofício nº040/2021. 2) Informar quais foram as máquinas e caminhões, com as respectivas placas, que foram utilizados nesse serviço informado no Ofício nº040/2021. 3) Informar que tipo de material foi utilizado para o serviço. Quantas viagens foram necessárias para executar os serviços informados no Ofício nº 40/2021. 4) Informar o nome do proprietário e a exata localização da propriedade particular, usando a geo localização do google maps, onde ficou guardada a máquina informado no Ofício nº040/2021. 5) Informar a posição exata das estradas, com início e fim, usando a geo localização do google maps, onde foram executados os serviços informados no Ofício nº040/2021. 6) Informar o nome de quem solicitou e quem foi o responsável em receber a solicitação e determinar a execução do serviço informado no Ofício nº040/2021. 7) Informar se o serviço de terraplenagem em aviário próximo à divisa com Cesário Lange foi executado nessa mesma data. E quem autorizou esse serviço. 8) Cópia da planilha onde consta a entrada e saída dos veículos que trabalharam próximo a Cesário Lange informado no Ofício nº040/2021 9) Informar por que existem divergência de respostas entre os ofícios SSPMnº77 e Ofício nº040/2021
Aprovado em Única Votação
2 - Requerimento nº 28 de 2021
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 529
Sobre meus questionamentos do uso do Veículo oficial placa nº003 do dia 15/01/2021, solicito as seguintes informações: 01) Cópia do pagamento do SEM PARAR do veículo placa nº003 do dia 15/01/2021. 02) Informar o horário de saída e retorno da viagem a Cerquilho e Sorocaba no dia 15/01/2021 informado no ofício SSPM Nº077/2021. 03) Cópia de nota de despesa com alimentação do Encarregado de serviços municipais Nilso Ventris, do Secretário José Paes Barbosa e do Vice Prefeito Carlos Alberto Rugulo na viagem feita dia 15/01/2021 as cidades de Cerquilho e Sorocaba; 04) Cópia da requisição e nota fiscal de compra da ferragem na cidade de Cerquilho conforme informado no ofício Nº040/2021. 05) Informar os locais exatos com endereço dos locais visitados na cidade de Sorocaba, mostrando onde fica o abrigo de ônibus visitado, conforme informado no ofício Nº040/2021. 06) Informar se o modelo do ponto de ônibus, cujo modelo foi copiado na cidade de sorocaba no dia 15/01/2021, que foi informado que será construído em nosso município, será feito com recurso e funcionário próprio ou por empresa contratada. 07) Informar porque existem divergências nas informações apresentadas entre os ofícios SSPM nº077/2021 e o Ofício nº 040/2021.
Aprovado em Única Votação
3 - Requerimento nº 29 de 2021
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 530
Tendo em vista que as respostas do Requerimento Nº19/2021 vieram incompletas, solicito as seguintes informações: 01) Solicito cópia do contrato entre a empresa de monitoramento e a prefeitura conforme informado no item 4 da resposta ao requerimento Nº19/2021. 02) Solicito informações do porque o item 1 aparece nas três cotações da requisição Nº60537 de 01/06/2017, e esse mesmo item não consta na nota fiscal Nº007 / 21/06/2017 03) Porque existem divergências sobre o tempo de gravação informados nos ofícios de resposta SSPM Nº067/2020 e o Ofício de Resposta Nº041/2021? 04) Solicito cópia de 48 horas de gravação das 6 câmeras existentes na garagem municipal, dois dias úteis consecutivos, em qualquer tempo após receber esse requerimento, já que foi informado no ofício de resposta N]41/2021 que o equipamento grava apenas 48 horas. 05) Solicito cópias das requisições de materiais, serviços e combustível dos meses de Janeiro a Maio de 2021 de todos os veículo lotados na Secretaria de serviços Urbanos e Rurais; 06) Sobre o Item 12 do Requerimento Nº19, solicito documentos de solicitação e ordem de serviço de quem autorizou o serviço de mata burro e aplicação de caco de telha usando o caminhão placa FJQ3H13 e máquina, do final da Rua princesa Isabel até o Loteamento Luiz Antônio Chiquito/Jaime Estevam no Distrito de Maristela. 07) Sobre o item 13 do requerimento Nº019, reitero o pedido de documentos oficiais que comprovem a solicitação de parceria entre um particular com poder público dia 22/03/2021, solicito informações dos critérios utilizados para fazer esse tipo de parceria e também documentos que comprovem quem analisou e autorizou esse pedido de parceria informada no ofício de resposta Nº041/2021. 08) Sobre o Item 14 do ofício Nº041/2021, não ficou claro qual o tipo de planilha ou formulário é utilizado para fazer o controle da frota. Solicito cópias de controle de manutenção preventiva e corretiva dos veículos da Secretaria de serviços do mês de Fevereiro de 2021. 09) Reitero o meu pedido de envio da estrutura organizacional hierárquica da Secretaria de Serviços com nomes e devidas funções de cada um. Solicito lista contendo todos os nomes de funcionários em desvio de função, informando qual a função original e qual função que exerce atualmente. 10) Solicito informações detalhadas do RH, enviada em planilha, sobre todos os funcionários da secretaria de serviços que receberam horas extras ou função gratificada de janeiro a maio de 2021. Informar quais são os funcionários que se utilizam de folha de frequência para controlar a sua frequência ao trabalho na secretaria de serviços. Enviar todas as cópias de folha de frequência de janeiro a maio da secretaria de serviço. 11) Solicito informações e documentos sobre quem solicitou e quem autorizou o serviço realizado dia 12 de Fevereiro de 2021 dentro da Mecânica Barbeta, usando a máquina de corte de concreto, a máquina Retro operada pelo Funcionário Jaime e o Caminhão Placa CPV8246 dirigido pelo funcionário Carlo. Existem divergência de resposta nesse mesmo caso entre os ofícios de resposta Nº040/2021 e SSSPM Nº077/2021.
Aprovado em Única Votação
4 - Requerimento nº 30 de 2021
Autor: Claudia Regina Martins Correia Alves
Número de Protocolo: 611
1) Requer saber quantos profissionais de fisioterapia atendem no momento em nosso município pelo Sistema Único de Saúde; 2) Requer saber quantos desses profissionais são disponibilizados para fazer atendimento fisioterapêutico domiciliar; 3) Requer saber quantos pacientes necessitam de atendimento fisioterapêutico domiciliar no momento, uma vez que com a pandemia a necessidade desse tipo de atendimento aumentou; 4) Requer saber como é feito o agendamento para esses atendimentos fisioterapêuticos domiciliares.
Aprovado em Única Votação
5 - Requerimento nº 31 de 2021
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 625
1) Solicito as planilhas de entrada e saída de veículos da garagem municipal dos meses de maio, Junho e Julho de 2021. 2) Solicito da prefeitura todas as guias de recolhimento de taxas de uso de caminhões e máquinas dos meses de Abril, Maio, Junho e Julho de 2021. 3) Solicito documentos identificando a composição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da prefeitura Municipal de Laranjal Paulista de janeiro de 2017 a Julho de 2021. 4) Solicito cópia de todos os relatórios / atas de reuniões produzidos pela CIPA de Janeiro de 2017 a Julho de 2021. 5) Solicito informações sobre como funciona o cronograma e o planejamento de manutenção de estradas rurais do município. Como é feito as etapas, desde o pedido (por escrito), se existem documentos que comprovem as parcerias público/privadas, se existe autorizações da secretaria do meio ambiente sobre área de preservação que margeiam a estrada (por escrito), se existe avaliações da secretaria de obras quanto as dimensões da estrada, drenagem, topografia do terreno (por escrito), quem é o responsável por escolher o material a ser utilizado (pedra, caco, terra, etc), onde é descartado os materiais retirado da limpeza da estrada (mourão de cerca, arvores derrubadas, etc), quem é o responsável por acompanhar todo o processo de execução do serviço e quem garante a durabilidade do serviço executado. 6) Solicito cópia do relatório emitido pela polícia ambiental sobre o aterro irregular da prefeitura onde está instalada a usina de asfalto. 7) Solicito cópia da taxa de recolhimento de uso de máquina e caminhão usado no serviço de terraplenagem de 4.500mts² realizado no terreno do aviário localizado próximo a divisa com o Bairro Fazenda Velha nos dias 11 e 12 de Novembro de 2020. 8) Solicito informações se o caminhão Limpa Fossa Placa DBA3848, após denúncia realizada dia 06 de Julho de 2021, continuou a realizar serviços de limpa fossa ou outro tipo de atividade. 9) Solicito cópia do Processo administrativo instaurado para apurar descarte de esgoto no aterro irregular da prefeitura municipal no Morro Alto ocorrido dia 06 de Julho de 2021.
Aprovado em Única Votação
6 - Moção nº 12 de 2021
Autores: Antônio Valdecir Berto Filho, Francisco Ubiratam de Santana, Kant Alves Lima Junior, Sueli Aparecida da Costa
Número de Protocolo: 506
Moção de Apelo para que o Município de Laranjal Paulista seja mantido na Microrregião de Botucatu.
Rejeitado
7 - Moção nº 13 de 2021
Autores: Márcio José Garpelli, Antônio Valdecir Berto Filho, Claudia Regina Martins Correia Alves, Flávio Antônio Portela, Francisco Ubiratam de Santana, Kant Alves Lima Junior, Marcos Eduardo de Mello, Ricardo Tadeu Granzotto, Sueli Aparecida da Costa
Número de Protocolo: 613
Moção de Apelo à Caixa Econômica Federal para que seja implantada uma agência bancária ou uma lotérica no Distrito de Maristela e um correspondente bancário no Distrito de Laras.
Aprovado em Única Votação
8 - Moção nº 14 de 2021
Autor: Ricardo Tadeu Granzotto
Número de Protocolo: 614
Moção de Apelo para aprovação da PEC 135/2019, que dispõe que na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédula físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de autoria.
Retirado pelo Presidente da Câmara

Obs.: Aprovado o requerimento de vistas por unanimidade
9 - Moção nº 15 de 2021
Autor: Antônio Valdecir Berto Filho
Número de Protocolo: 626
Moção de Pesar à Senhora Nair de Zanetti Benetom Campos e demais familiares pelo falecimento do Senhor João José da Silveira Campos.
Aprovado em Única Votação
10 - Moção nº 16 de 2021
Autor: Claudia Regina Martins Correia Alves
Número de Protocolo: 627
Moção de Pesar à benedito Edmilson Delazari, Vania Maria Delazari, Valdivia Eugência Delazari Andreozi E Flávio Henrique Delazari e demais familiares, pelo falecimento do Senhor Paschoal Braz Delazari.
Aprovado em Única Votação
11 - Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 6 de 2021
Autores: Márcio José Garpelli, Antônio Valdecir Berto Filho, Claudia Regina Martins Correia Alves, Flávio Antônio Portela, Francisco Ubiratam de Santana, José Francisco de Moura Campos, Kant Alves Lima Junior, Marcos Eduardo de Mello, Nilso Ventris, Ricardo Tadeu Granzotto, Sueli Aparecida da Costa
Número de Protocolo: 451
Altera a redação do Art. 141 da Lei Orgânica Municipal.


Obs.: Segundo turno
Aprovado em 2ª Votação
12 - Projeto de Resolução nº 5 de 2021
Autor: Antônio Valdecir Berto Filho
Número de Protocolo: 635
Prorroga a vigência da Comissão de Assuntos Relevantes, para tratar do combate à pandemia da COVID-19 (coronavírus).
Aprovado em Única Votação



Oradores da Ordem do Dia
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Nilso Ventris
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=6244
Justificou seu voto contrário ao Requerimento nº 27, alegando que se trata de desperdício de recursos humanos e financeiros.
2 - Márcio José Garpelli
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=6284
Afirmou que é papel do vereador fiscalizar a Prefeitura e que até agora as informações estão incompletas.
3 - Márcio José Garpelli
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=6463
Esclareceu sobre a necessidade de obter informações verdadeiras e precisas sobre uso do veículo oficial.
4 - Sueli Aparecida da Costa
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=6724
Justificou que assinou a Moção antes de ter ido ao Palácio dos Bandeirantes, e que irá votar contra por este motivo.
5 - Francisco Ubiratam de Santana
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=6798
Também afirmou que assinou a Moção para atender aos anseios populares, mas irá votar contra porque o Município não deixar o HC de Botucatu.
6 - Ricardo Tadeu Granzotto
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=6837
Comentou que o convênio com a UNESP poderá ser mantido apesar da mudança de microrregião.
7 - José Francisco de Moura Campos
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=7068
Discursou que irá votar contra a Moção, por entender que precisa de estudos prévios para tomada de decisão.
8 - Márcio José Garpelli
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=7386
Justificou que vota contra, por entender que é uma decisão complexa que merece maiores estudos e informações.
9 - Antônio Valdecir Berto Filho
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=7621
Manifestou-se que defende os interesses da população em relação ao HC de Botucatu e que é necessário atenção quanto à mudança de microrregião.
10 - Flávio Antônio Portela
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=7950
Comentou que não há nada de concreto sobre os impactos da mudança de microrregião e que exige maior conhecimento sobre o tema; por isso vota contrário
11 - Kant Alves Lima Junior
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=8267
Justificou seu voto favorável à Moção nº 12, conforme anseio popular.
12 - Márcio José Garpelli
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=8605
Esclareceu como funcionaria o voto impresso
13 - Sueli Aparecida da Costa
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=8690
Justificou que é contra por ter lembrado que na década de 80 as cédulas eram roubadas.
14 - Ricardo Tadeu Granzotto
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=8727
Também esclareceu como funcionaria o voto impresso, e que ele traz mais segurança, e rebateu a argumentação da vereadora Sueli.
15 - José Francisco de Moura Campos
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=8949
Afirmou que o voto impresso traz mais segurança e transparência, por isso vota a favor da Moção nº 14.
16 - Claudia Regina Martins Correia Alves
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=9266
Justificou seu voto contra a Moção nº 14
17 - Flávio Antônio Portela
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=9402
Afirmou que a Moção nº 14 lhe causou muitos questionamentos internos, por isso, solicitou vistas para embasar seu voto.
18 - José Francisco de Moura Campos
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=9831
Esclareceu o motivo de ter solicitado a prorrogação da Comissão de Assuntos Relevantes do COVID-19.
19 - Antônio Valdecir Berto Filho
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=9898
Manifestou-se sobre o trabalho da Comissão de Assuntos Relevantes do COVID-19 e a parabenizou
20 - Flávio Antônio Portela
https://youtu.be/n-ZANiE1oeE?t=9965
Comentou que é muito gratificante participar da Comissão de Assuntos Relevantes, parabenizou o Prefeito e funcionários da Saúde.