Resumo (8ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 26/05/2025 - 19:00
Encerramento: 26/05/2025 - 22:20



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: Flávio Antônio Portela / PL
Vice-Presidente: Kant Alves Lima Junior / CIDADANIA
1º Secretário: André Pieroni / PODE
2º Secretário: Márcio José Garpelli / MDB



Lista de Presença na Sessão
André Pieroni / PODE
Everton Henrique da Silva Galhardi / PSB
Flávio Antônio Portela / PL
José Roque de Camargo / PL
Kant Alves Lima Junior / CIDADANIA
Leandro Silveira Lara / REPUBLICANOS
Márcio José Garpelli / MDB
Nilso Ventris / PSD
Regina Maria de Araújo Abdala / PSD
Ricardo José de Oliveira / REPUBLICANOS
Ricardo Tadeu Granzotto / PL






Expedientes
Correspondências Recebidas:

  • 057-Resp. Of. 84.2025-SL-Sec.Cultura-Cinema;
  • 058-Resp. Of. 88.2025-SL-Sec.Cultura-Banda;
  • 0466-Resp. Of. 76-SL- Limpeza das margens da Vicinal Giovane Costa-Enc. Serviços;
  • 0469-Resp. Of. 73-SL-Manutenção do velório municipal-Enc. Serviços;
  • 0470-Resp. Of. 82-SL-Agradecimento-Serviços;
  • 0471-Resp. Of. 96 SL-Manutenção e limpeza das estradas rurais-Enc. Serviços;
  • 0472-Resp. Of. 97 SL-Manutenções na estrada rural, nas sangas e na ponte do Bicame-Serviços;
  • 0473-Resp. Of. 98 SL-Reparos e limpeza na Vicinal João Bordignon-Serviços;
  • 0450-Resp. Of. 079 SL-Req. 20-Fiscalização da Lei nº 3354.2021-Enc. Obras e Seg. Pública;
  • 0448-Resp. Of. 079 SL-Req. 21-Verba destinada ao recapeamento-Enc. Obras;
  • 1_PDFsam_0439-Resp. Of. 079 SL-Req. 22-Contratos do Municipio e SESI-Enc. Adm;
  • 1_PDFsam_0449-Resp. Of. 079 SL-Req. 24-Documentos das despesas de viagens -Enc. Adm;
  • 0451-Resp. Of. 079 SL-Req. 25-Atraso de salário funcionários Especially-Enc. Saúde;
  • 0492-Resp. Of. 104 SL-Req. 26-Documentos Espaços Esportivos Comunitarios -Enc. Obras;
  • 1-A-0493-Resp. Of. 104 SL-Req. 27-Complemento de resposta -Enc. of. 048-Obras;
  • PDFsam_merge - 0484-Resp. Of. 104 SL-Req. 27-Documentos da Obra P. da Cozinha Piloto -Enc. Obras;
  • 1-A-0494-Resp. Of. 104 SL-Req. 28-Complemento de resposta -Enc. of. 047-Obras;
  • PDFsam_merge - 0485-Resp. Of. 104 SL-Req. 28-Documentos da Obra de Canalização do Ribeirão Vila Zalla -Enc. Obras.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Indicação nº 42 de 2025
Autor: André Pieroni
Número de Protocolo: 349
A denominação das salas e espaços do CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial “Carmelina Alves de Oliveira – Dona Mulata”
Matéria lida
2 - Indicação nº 43 de 2025
Autor: Leandro Silveira Lara
Número de Protocolo: 358
O cumprimento da Lei 2.984 de 11 de dezembro de 2012 qual instituiu a Política Municipal de Resíduos Sólidos do Município”
Matéria lida
3 - Indicação nº 44 de 2025
Autor: Leandro Silveira Lara
Número de Protocolo: 359
Contratação de prestação de serviço terceirizado para manutenção das vias públicas
Matéria lida
4 - Moção nº 12 de 2025
Autor: Leandro Silveira Lara
Número de Protocolo: 355
Moção de Aplausos aos Policiais Militares Cabo Camilo e Soldado Bazan, da equipe de Conchas, em reconhecimento à conduta exemplar demonstrada durante o atendimento de uma ocorrência no dia 12 de maio de 2025, envolvendo um caso de violência contra mulher.
Matéria lida
5 - Moção nº 13 de 2025
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 383
Moção de Aplausos à equipe da Polícia Civil e à equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), pela Elucidação dos Furtos em Maristela
Matéria lida
6 - Moção nº 14 de 2025
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 384
Moção de Pesar aos familiares pelo falecimento da Senhora Carla Janaína Rodrigues de Lara Silveira.
Matéria lida
7 - Requerimento nº 32 de 2025
Autor: Regina Maria de Araújo Abdala
Número de Protocolo: 356
1. Qual foi o gasto total com o carnaval 2025? 2. Requeiro cópia de todo processo de contratação e pagamentos, com notas fiscais, referentes ao carnaval de 2025.
Matéria lida
8 - Requerimento nº 33 de 2025
Autor: Everton Henrique da Silva Galhardi
Número de Protocolo: 366
acerca da situação funcional da Escola Municipal João Salto: 1. A atual diretora foi nomeada em caráter definitivo ou provisório? Em caso de nomeação provisória, qual o fundamento legal? 2. A diretora anteriormente responsável pela unidade, atualmente afastada, ainda responde a processo administrativo? Em caso afirmativo, qual o estágio atual do processo? 3. A diretora afastada continua percebendo remuneração pelo cargo? Em caso positivo, informar a forma de pagamento e a fonte orçamentária. 4. A atual diretora está recebendo integralmente o salário correspondente ao cargo de direção escolar? Qual o seu vínculo com o Município? 5. Com relação a coordenadora: a coordenadora preenche todos os requisitos legais para o exercício do cargo, especialmente quanto à formação específica exigida, tempo mínimo de experiência docente e carga horária mínima exigida em sala de aula, conforme a legislação vigente? 6. Foi realizada análise formal do cumprimento desses requisitos antes da designação para o cargo? Em caso afirmativo, anexar cópia do ato de nomeação e da documentação comprobatória.
Matéria lida
9 - Requerimento nº 34 de 2025
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 375
1. Cópia das planilhas de entrada e saída de veículos e máquinas da Garagem Municipal, durante o período citado. Caso exista controle diário individualizado por motorista, favor incluir também esses registros; 2. Cópia dos requerimentos/protocolos feitos por munícipes solicitando serviços públicos, registrados entre novembro de 2024 e abril de 2025; 3. Cópia das guias de recolhimento de taxas referentes ao uso de máquinas e caminhões no mesmo período; 4. Informar se os serviços continuam sendo solicitados via telefone da Secretaria de Serviços. Em caso afirmativo, detalhar como esses pedidos são registrados, organizados e atendidos; 5. Esclarecer de que forma as demandas dos vereadores são recebidas pela Secretaria de Serviços, se por ofício, verbalmente ou por outro meio; 6. Informar se houve, entre janeiro e abril de 2025, solicitações de caminhão de terra, seja por parte da população ou por vereadores (verbalmente ou oficialmente), e se tais pedidos foram efetivamente atendidos; 7. Informar se ainda se utiliza a prática de entregar “papelzinhos” aos motoristas como forma de repasse de ordens de serviço. Em caso afirmativo, justificar o motivo de tal procedimento ainda ser adotado e esclarecer se há algum controle formal sobre isso
Matéria lida
10 - Requerimento nº 35 de 2025
Autor: Leandro Silveira Lara
Número de Protocolo: 379
solicitando as informações e os documentos abaixo descritos, para conhecimento e providências cabíveis as seguintes informações acerca da situação do veículo utilizado pelo Conselho Tutelar: 1. Quais manutenções foram realizadas no veículo nos últimos 12 meses; 2. Existe algum registro de multas aplicadas nesse período? Caso positivo, quem pagou pelas multas; 3. É notório que veículo está totalmente danificado, mesmo com baixíssima quilometragem, portanto, solicito informações se os responsáveis pelos danos e as batidas foram identificados e, se houve responsabilização, o conserto será pago pelo responsável ou o setor público que terá que arcar com o prejuízo? 4. Há previsão de manutenção, com consertos de todas as batidas e desgastes do veículo? 5. Quais são as normas internas ou regras para utilização do veículo? Em caso de plantão, o conselho pode utilizar o veículo para locomoção particular ou apenas quando acionado? 6. O veículo pode ser utilizado fora do horário de expediente?
Matéria lida



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - Flávio Antônio Portela
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=3607

2 - Everton Henrique da Silva Galhardi
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=4297

3 - André Pieroni
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=4873

4 - José Roque de Camargo
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=5669

5 - Regina Maria de Araújo Abdala
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=6031

6 - Nilso Ventris
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=7147

7 - Ricardo José de Oliveira
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=7675

8 - Ricardo Tadeu Granzotto
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=8458

9 - Kant Alves Lima Junior
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=9030

10 - Leandro Silveira Lara
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=9652

11 - Márcio José Garpelli
https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=10600




Lista de Presença na Ordem do Dia
André Pieroni / PODE
Everton Henrique da Silva Galhardi / PSB
Flávio Antônio Portela / PL
José Roque de Camargo / PL
Kant Alves Lima Junior / CIDADANIA
Leandro Silveira Lara / REPUBLICANOS
Márcio José Garpelli / MDB
Nilso Ventris / PSD
Regina Maria de Araújo Abdala / PSD
Ricardo José de Oliveira / REPUBLICANOS
Ricardo Tadeu Granzotto / PL



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei nº 39 de 2025
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 321
Dispõe sobre o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos locais que especifica.
Aprovado em Única Votação
2 - Moção nº 12 de 2025
Autor: Leandro Silveira Lara
Número de Protocolo: 355
Moção de Aplausos aos Policiais Militares Cabo Camilo e Soldado Bazan, da equipe de Conchas, em reconhecimento à conduta exemplar demonstrada durante o atendimento de uma ocorrência no dia 12 de maio de 2025, envolvendo um caso de violência contra mulher.
Aprovado em Única Votação
3 - Moção nº 13 de 2025
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 383
Moção de Aplausos à equipe da Polícia Civil e à equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), pela Elucidação dos Furtos em Maristela
Aprovado em Única Votação
4 - Moção nº 14 de 2025
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 384
Moção de Pesar aos familiares pelo falecimento da Senhora Carla Janaína Rodrigues de Lara Silveira.
Aprovado em Única Votação
5 - Requerimento nº 32 de 2025
Autor: Regina Maria de Araújo Abdala
Número de Protocolo: 356
1. Qual foi o gasto total com o carnaval 2025? 2. Requeiro cópia de todo processo de contratação e pagamentos, com notas fiscais, referentes ao carnaval de 2025.
Aprovado em Única Votação
6 - Requerimento nº 33 de 2025
Autor: Everton Henrique da Silva Galhardi
Número de Protocolo: 366
acerca da situação funcional da Escola Municipal João Salto: 1. A atual diretora foi nomeada em caráter definitivo ou provisório? Em caso de nomeação provisória, qual o fundamento legal? 2. A diretora anteriormente responsável pela unidade, atualmente afastada, ainda responde a processo administrativo? Em caso afirmativo, qual o estágio atual do processo? 3. A diretora afastada continua percebendo remuneração pelo cargo? Em caso positivo, informar a forma de pagamento e a fonte orçamentária. 4. A atual diretora está recebendo integralmente o salário correspondente ao cargo de direção escolar? Qual o seu vínculo com o Município? 5. Com relação a coordenadora: a coordenadora preenche todos os requisitos legais para o exercício do cargo, especialmente quanto à formação específica exigida, tempo mínimo de experiência docente e carga horária mínima exigida em sala de aula, conforme a legislação vigente? 6. Foi realizada análise formal do cumprimento desses requisitos antes da designação para o cargo? Em caso afirmativo, anexar cópia do ato de nomeação e da documentação comprobatória.
Aprovado em Única Votação
7 - Requerimento nº 34 de 2025
Autor: Márcio José Garpelli
Número de Protocolo: 375
1. Cópia das planilhas de entrada e saída de veículos e máquinas da Garagem Municipal, durante o período citado. Caso exista controle diário individualizado por motorista, favor incluir também esses registros; 2. Cópia dos requerimentos/protocolos feitos por munícipes solicitando serviços públicos, registrados entre novembro de 2024 e abril de 2025; 3. Cópia das guias de recolhimento de taxas referentes ao uso de máquinas e caminhões no mesmo período; 4. Informar se os serviços continuam sendo solicitados via telefone da Secretaria de Serviços. Em caso afirmativo, detalhar como esses pedidos são registrados, organizados e atendidos; 5. Esclarecer de que forma as demandas dos vereadores são recebidas pela Secretaria de Serviços, se por ofício, verbalmente ou por outro meio; 6. Informar se houve, entre janeiro e abril de 2025, solicitações de caminhão de terra, seja por parte da população ou por vereadores (verbalmente ou oficialmente), e se tais pedidos foram efetivamente atendidos; 7. Informar se ainda se utiliza a prática de entregar “papelzinhos” aos motoristas como forma de repasse de ordens de serviço. Em caso afirmativo, justificar o motivo de tal procedimento ainda ser adotado e esclarecer se há algum controle formal sobre isso
Aprovado em Única Votação
8 - Requerimento nº 35 de 2025
Autor: Leandro Silveira Lara
Número de Protocolo: 379
solicitando as informações e os documentos abaixo descritos, para conhecimento e providências cabíveis as seguintes informações acerca da situação do veículo utilizado pelo Conselho Tutelar: 1. Quais manutenções foram realizadas no veículo nos últimos 12 meses; 2. Existe algum registro de multas aplicadas nesse período? Caso positivo, quem pagou pelas multas; 3. É notório que veículo está totalmente danificado, mesmo com baixíssima quilometragem, portanto, solicito informações se os responsáveis pelos danos e as batidas foram identificados e, se houve responsabilização, o conserto será pago pelo responsável ou o setor público que terá que arcar com o prejuízo? 4. Há previsão de manutenção, com consertos de todas as batidas e desgastes do veículo? 5. Quais são as normas internas ou regras para utilização do veículo? Em caso de plantão, o conselho pode utilizar o veículo para locomoção particular ou apenas quando acionado? 6. O veículo pode ser utilizado fora do horário de expediente?
Aprovado em Única Votação



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Requerimento nº 35 de 2025
  • André Pieroni - Sim
  • Everton Henrique da Silva Galhardi - Sim
  • Flávio Antônio Portela - Não Votou
  • José Roque de Camargo - Sim
  • Kant Alves Lima Junior - Sim
  • Leandro Silveira Lara - Sim
  • Márcio José Garpelli - Sim
  • Nilso Ventris - Sim
  • Regina Maria de Araújo Abdala - Sim
  • Ricardo José de Oliveira - Sim
  • Ricardo Tadeu Granzotto - Sim
  • Requerimento nº 34 de 2025
  • André Pieroni - Sim
  • Everton Henrique da Silva Galhardi - Sim
  • Flávio Antônio Portela - Não Votou
  • José Roque de Camargo - Sim
  • Kant Alves Lima Junior - Sim
  • Leandro Silveira Lara - Sim
  • Márcio José Garpelli - Sim
  • Nilso Ventris - Sim
  • Regina Maria de Araújo Abdala - Sim
  • Ricardo José de Oliveira - Sim
  • Ricardo Tadeu Granzotto - Sim
  • Requerimento nº 33 de 2025
  • André Pieroni - Sim
  • Everton Henrique da Silva Galhardi - Sim
  • Flávio Antônio Portela - Não Votou
  • José Roque de Camargo - Sim
  • Kant Alves Lima Junior - Sim
  • Leandro Silveira Lara - Sim
  • Márcio José Garpelli - Sim
  • Nilso Ventris - Sim
  • Regina Maria de Araújo Abdala - Sim
  • Ricardo José de Oliveira - Sim
  • Ricardo Tadeu Granzotto - Sim
  • Requerimento nº 32 de 2025
  • André Pieroni - Sim
  • Everton Henrique da Silva Galhardi - Sim
  • Flávio Antônio Portela - Não Votou
  • José Roque de Camargo - Sim
  • Kant Alves Lima Junior - Sim
  • Leandro Silveira Lara - Sim
  • Márcio José Garpelli - Sim
  • Nilso Ventris - Sim
  • Regina Maria de Araújo Abdala - Sim
  • Ricardo José de Oliveira - Sim
  • Ricardo Tadeu Granzotto - Sim
  • Projeto de Lei nº 39 de 2025
  • André Pieroni - Sim
  • Everton Henrique da Silva Galhardi - Sim
  • Flávio Antônio Portela - Não Votou
  • José Roque de Camargo - Sim
  • Kant Alves Lima Junior - Sim
  • Leandro Silveira Lara - Sim
  • Márcio José Garpelli - Sim
  • Nilso Ventris - Sim
  • Regina Maria de Araújo Abdala - Sim
  • Ricardo José de Oliveira - Sim
  • Ricardo Tadeu Granzotto - Sim
  • Moção nº 14 de 2025
  • André Pieroni - Sim
  • Everton Henrique da Silva Galhardi - Sim
  • Flávio Antônio Portela - Não Votou
  • José Roque de Camargo - Sim
  • Kant Alves Lima Junior - Sim
  • Leandro Silveira Lara - Sim
  • Márcio José Garpelli - Sim
  • Nilso Ventris - Sim
  • Regina Maria de Araújo Abdala - Sim
  • Ricardo José de Oliveira - Sim
  • Ricardo Tadeu Granzotto - Sim
  • Moção nº 13 de 2025
  • André Pieroni - Sim
  • Everton Henrique da Silva Galhardi - Sim
  • Flávio Antônio Portela - Não Votou
  • José Roque de Camargo - Sim
  • Kant Alves Lima Junior - Sim
  • Leandro Silveira Lara - Sim
  • Márcio José Garpelli - Sim
  • Nilso Ventris - Sim
  • Regina Maria de Araújo Abdala - Sim
  • Ricardo José de Oliveira - Sim
  • Ricardo Tadeu Granzotto - Sim
  • Moção nº 12 de 2025
  • André Pieroni - Sim
  • Everton Henrique da Silva Galhardi - Sim
  • Flávio Antônio Portela - Não Votou
  • José Roque de Camargo - Sim
  • Kant Alves Lima Junior - Sim
  • Leandro Silveira Lara - Sim
  • Márcio José Garpelli - Sim
  • Nilso Ventris - Sim
  • Regina Maria de Araújo Abdala - Sim
  • Ricardo José de Oliveira - Sim
  • Ricardo Tadeu Granzotto - Sim



  • Oradores da Ordem do Dia
    Parlamentar
    Discurso
    Observação
    1 - Márcio José Garpelli
    https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=11304
    Justificou a sua motivação para autoria e apresentação do PL-39/2025, e pediu apoio quanto aprovação.
    2 - Leandro Silveira Lara
    https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=11485
    Justificou a sua motivação para autoria e apresentação da Moção-12/2025, e pediu apoio quanto aprovação.
    3 - Márcio José Garpelli
    https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=11561
    Justificou a sua motivação para autoria e apresentação da Moção-13/2025.
    4 - Márcio José Garpelli
    https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=11865
    Justificou a sua motivação para autoria e apresentação do Req.34/2025, e pediu apoio quanto aprovação.



    Ocorrências da Sessão

    A Ata da 07ª Sessão Ordinária de 2025 foi aprovada integralmente por unanimidade. O Senhor Vereador Nilso Ventris solicitou ao Senhor Presidente da Sessão - Flavio Antônio Portella, que fosse registrada nesta Ata de Sessão a falta de decoro parlamentar do Senhor Vereador Márcio José Garpelli, durante o Uso da Palavra Livre, em razão de entender que sofreu ofensas ( o discurso do Senhor Vereador Márcio José Garpelli, durante o Uso da Palavra Livre, e mais a solicitação do  Senhor Vereador Nilso Ventris, podem ser conferidas na íntegra conforme o link a seguir: https://youtu.be/nLm7cRgakm0?t=10599 )




    Considerações Finais

    Sem mais assuntos a tratar, o Presidente encerrou a presente Sessão Ordinária e em conformidade com o que dispõe o artigo 170 do Regimento Interno da Câmara, comunicou a todos que a próxima Sessão Ordinária ocorrerá no dia nove de junho de dois mil e vinte e cinco. Esta ata foi elaborada com auxílio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, conferida e assinada eletronicamente pelo Presidente e Primeiro Secretário.